suplementos para bariátricos

Suplementos para bariátricos: por que são tão importantes?

Os suplementos para bariátricos são fundamentais para um bom resultado nutricional no pós-operatório. Esse entendimento é importante porque muitos pacientes acreditam que após um certo período em que a cirurgia foi realizada e a alimentação passa a ser mais completa e balanceada, já não é necessário o uso de polivitamínicos. 

No entanto, nem sempre a absorção dos nutrientes que consumimos é suficiente. 

Por isso, neste artigo vamos detalhar os motivos que fazem os suplementos polivitamínicos serem tão necessários a quem faz a cirurgia bariátrica.

Continue a leitura.

A cirurgia bariátrica como aliada contra a obesidade

Antes de falarmos dos suplementos para bariátricos, é necessário pontuar o papel da cirurgia para pacientes obesos.

A cirurgia bariátrica é o principal método utilizado para tratar casos de obesidade. 

No entanto, após a cirurgia bariátrica o sistema digestivo passa por transformações, seja pela menor ingestão dos alimentos ou pela redução das enzimas e sucos digestivos que auxiliam na absorção.

Durante a fase do pós-operatório, é importante adotar alguns cuidados que vão tornar seus resultados ainda mais satisfatórios, pois há tendência ao catabolismo, ou seja, o organismo utiliza suas próprias reservas para repor energia e tecidos desgastados, ocasionando a redução da massa magra. 

Os suplementos para bariátricos têm a função de suprir essa redução de capacidade alimentar, repondo os nutrientes e vitaminas. 

Por isso, esses suplementos são extremamente importantes para manter-se saudável após o procedimento, sendo indicados no diagnóstico de deficiência nutricional.

É importante lembrar que a vitamina não é um remédio e diversos locais do mundo atestam a necessidade de suplementação vitamínica em qualquer pessoa acima de 40 anos de idade, independente de ter feito cirurgia bariátrica ou não.

suplementos para bariátricos

Suplementos bariátricos como fatores para a qualidade de vida

A falta de vitaminas, proteínas e minerais no organismo pode desencadear ainda uma série de outros problemas, que também podem ser evitados. Estes problemas incluem queda de cabelo, enfraquecimento das unhas, dentre outros. 

Ao usar os suplementos para bariátricos é possível que o paciente continue saudável e mantendo seus resultados. 

Contudo, vale ressaltar que a suplementação não anula a necessidade de se manter hábitos alimentares saudáveis, que em conjunto com os suplementos para bariátricos, previnem as deficiências nutricionais e evitam a perda de massa muscular. 

É preciso estar atento a essas questões e lembrar: cirurgia bariátrica não se trata apenas de emagrecimento, mas de conquistar mais qualidade de vida. 


Quais os principais tipos de suplementos necessários?

 

Para manter-se saudável após a cirurgia bariátrica, é indispensável priorizar proteínas de alto valor biológico, que contém todos os aminoácidos essenciais em quantidades e proporções ideais para atender às necessidades nutricionais. 

Os suplementos para bariátricos mais indicados pelos especialistas são:


Cálcio e vitamina D 

 

Fundamental para fortalecer a estrutura óssea e dentes. São indicados principalmente para pacientes que fizeram cirurgia de desvio intestinal.


Ferro

 

Recomendado a todos os tipos de procedimentos bariátricos, pois aumenta o nível de ferro no corpo e, consequentemente, proporciona mais força e energia.

Proteínas (vitaminas do complexo B) 

As vitaminas B12 e B9 produzem anticorpos e aumentam a massa muscular, evitando problemas como cãibra, fadiga etc.


Como os suplementos devem ser tomados?

 

Os suplementos para bariátricos normalmente são vendidos em cápsulas ou comprimidos. 

A ingestão e quantidade varia de acordo com cada paciente, por isso é importante seguir as orientações médicas. 

Na via sublingual, há vantagens que fazem com que esse modo de ingestão seja o mais indicado para pacientes bariátricos. O polivitamínico é colocado embaixo da língua e deve permanecer ali até a sua completa absorção. 

Esse processo deve ocorrer de forma natural, não sendo indicado beber, comer, mastigar ou engolir, para não comprometer o efeito do polivitamínico.

Na via oral, deve ser tomado com 1 copo de água em uma das refeições, como almoço ou jantar, para uma melhor absorção das vitaminas junto aos nutrientes dos alimentos e do ácido estomacal. 

 

O que levar em conta na hora de escolher o melhor suplemento

O uso de polivitamínicos é indicado para todos os tipos de pessoas e tornou-se bastante popular, principalmente para quem pratica atividade física. 

No entanto, é necessário ter alguns critérios em relação à qualidade e eficácia dos produtos. 

Os polivitamínicos estão disponíveis em vários estabelecimentos e é possível adquiri-los de forma fácil, sem a necessidade de apresentar receituário médico. 

Essa questão implica no fato de que existem muitos produtos piratas sendo comercializados com frequência, por isso o uso de suplementos para bariátricos requer todo cuidado, inclusive no momento da compra. 

O consumo inadequado dos multivitamínicos pode colocar os resultados em risco e ser prejudicial à saúde. Recomenda-se, portanto:

  • Verificar a embalagem (informações como nome do produto e categoria do nutriente devem estar contidas no rótulo)

  • Verificar se o produto segue as orientações da Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica (SBCBM) 

Além disso, segundo a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), devem estar à disposição do consumidor as seguintes informações: 

  • A quantidade recomendada para uso do produto e a frequência diária de consumo para cada grupo de pessoas e faixa etária; 

  • Advertências gerais e específicas, que variam de acordo com a composição ou forma de administração do suplemento; 

  • Restrição de uso, quando o produto não puder ser consumido por determinado grupo, como gestantes ou idosos; 

  • Tabela nutricional, com descrição das quantidades de nutrientes, substâncias bioativas, enzimas, probióticos;

  • Lista de ingredientes, com todos os constituintes usados na formulação;

  • Declaração da presença de alergênicos, glúten e lactose.

Fique atento às recomendações e consulte um profissional antes de começar a fazer o uso de suplementos.

suplementos para bariátricos

Prejuízos ao não tomar corretamente os suplementos

 

A falta do uso de suplementos para bariátricos pode afetar as funções do sistema nervoso central. 

Além disso, podem ocorrer implicações na memória e nas características psicológicas do paciente, que pode ficar irritado, nervoso e deprimido. 

A deficiência dos nutrientes também pode causar dores nos músculos, nervos e lesar o sistema imunológico. 

Os ossos, por sua vez, dependem de vitamina D e do cálcio, o que pode provocar osteoporose acelerada. 

Por isso, seguir com o tratamento através do uso de suplementos para bariátricos é de extrema importância e necessidade.


Conclusão

 

Pacientes bariátricos não devem pensar em ter alta da nutricionista e do seu médico. 

Há muito o que se pensar e diversos cuidados a serem colocados em prática a partir da cirurgia, que é um divisor de águas na vida de quem já sofreu com a obesidade mórbida. 

O diagnóstico e a correção das deficiências nutricionais no pós-operatório são de fundamental importância para o sucesso do procedimento cirúrgico. 

Por isso, mantenha o acompanhamento com seu médico especialista e equipe multifuncional, que vão lhe ajudar a manter seus exames e avaliações em dia. 


O uso de suplementos para bariátricos traz inúmeros benefícios: aumenta a disposição, recupera o trato digestivo e auxilia na imunidade, melhorando a saúde e a qualidade de vida. Acesse o site Euativo e conheça os nossos produtos.

Voltar para o blog