Qual a diferença entre a suplementação comum e a específica para bariátricos?

A cirurgia bariátrica é considerada um dos métodos mais eficazes para tratar casos de obesidade severa, pois além de auxiliar o paciente na perda de peso, oferece uma série de benefícios para a saúde. Mas devemos prestar atenção quanto a limitação na ingestão e absorção de nutrientes. Para evitar ou melhorar as deficiências nutricionais que podem surgir no pós-operatório, é preciso uma suplementação específica e adequada para pacientes bariátricos. Quer saber mais? Leia a seguir!

Quais deficiências de nutrientes podem ocorrer em pacientes bariátricos?

Para a Sociedade Brasileira de Diabetes, podem ocorrer falta das vitaminas D, E, K, Tiamina, Riboflavina, Niacina, Folato e vitamina B12, e os sinais característicos da má absorção costumam ser sintomas visuais, pele seca, cabelo seco e prurido, ou seja, uma coceira na pele. Também pode haver deficiência de zinco — que se manifesta na pele; e a de ferro e cobre, com sintomas hematológicos e alterações nutricionais, que podem aparecer após três anos da realização do procedimento.

Leia também: A IMPORTÂNCIA DAS PROTEÍNAS COMO SUPLEMENTAÇÃO PÓS-BARIÁTRICA

Importância da suplementação adequada para pacientes bariátricos

Alguns pacientes não sabem quais vitaminas devem ingerir após a cirurgia bariátrica, e acabam optando por vitaminas comuns, mas elas não atendem às diretrizes da Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica.

Algumas pessoas no pós-operatório acabam ingerindo quantidades ineficientes de vitaminas comuns, que mesmo que fossem multiplicadas para 8 ou 10 porções ao dia, ainda não seriam suficientes para suprir as necessidades metabólicas de pessoas com bariátrica. Nós, do Euativo, acreditamos que é preciso incentivar os pacientes a ingerirem a quantidade e o tipo de vitamina adequada para a sua necessidade, a fim de prevenir a ocorrência dessas doenças.

A ingestão correta de nutrientes é importante para pacientes operados para regular o apetite, o metabolismo, a atividade neural, o armazenamento de energia, entre outros. Portanto, a inclusão da suplementação adequada na dieta pós-cirurgia bariátrica é fundamental.

Além da ingestão de vitaminas e minerais, é importante que haja a suplementação proteica, pois ela ajuda o paciente a perder peso de forma saudável, garantindo bem-estar e qualidade de vida.

Leia também: MULTI-BARI: SAIBA PARA QUE SERVE O POLIVITAMÍNICO E QUAL A MELHOR OPÇÃO PARA VOCÊ

Conclusão

Segundo a Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica, por conta desses fatores, é recomendado a ingestão de um complemento vitamínico desenvolvido especialmente para pessoas no pós-operatório, mas também ao longo do tempo, para que haja qualidade de vida e suplementação adequada e duradoura.

O paciente deve fazer consultas e exames laboratoriais periódicos, de acordo com o tipo de cirurgia e as rotinas estabelecidas pelo médico responsável. Em caso de comorbidades, elas devem ser acompanhadas por um especialista. É recomendável repetir os exames para monitorar as vitaminas a cada seis meses, especialmente nos primeiros três anos de cirurgia.

– Soluções

O Euativo conta com o polivitamínico Multi-Bari Start, testado cientificamente para prevenir as deficiências de nutrientes que podem ocorrer após as cirurgias bariátricas. O produto é o ideal para pacientes no pós-operatório recente por ter rápida absorção sublingual, já que consiste em cápsulas vegetais mastigáveis, desenvolvidas à base de tapioca.

Após um tempo de ingestão do suplemento, é possível retomar os níveis normais de energia e do metabolismo, além de ter cabelos e unhas mais fortes, garantindo um emagrecimento com qualidade e saúde. Há também o Multi-Bari Cápsulas, desenvolvido para ingestão após seis meses de cirurgia. Conheça nossos produtos em nossa loja!

Nos acompanhe nas redes sociais (Facebook e Instagram) e fique por dentro dos conteúdos e promoções.